quarta-feira, 13 de agosto de 2008

"Não basta o compromisso, vale mais o coração..."

Cássia Eller! 1º de julho! Nome providencial pra retratar essa música q para mim é uma das mais bonitas da cantora. Tirando as reais justificativas de se denominar essa música assim, atrevo a colocar uma interpretação minha.
1º de julho retrata pra muitos o começo das férias do meio do ano. Essas férias significam dar um intervalo pequeno nas obrigações do ano, afinal ninguém é de ferro. Quem conseguiria sobreviver só com um mês de descanso e outros onze de obrigações? Pra isso tem o delicioso julho... mês q nasci. rsrsrs "
Da mesma maneira me pergunto: quem conseguiria viver relações humanas somente por compromisso? Quando o compromisso sobrepõe os verdadeiros sentimentos ? Isso eu não sei. Apenas me perturba a idéia de que as formalidades, regras de conduta moral e costumeiras possam massacrar sentimentos como amor, amizade e fraternidade. Posso preferir a visão romântica de que estes sentimentos quando verdadeiros não ficam maculados pela obrigação formal que nossa sociedade e cultura impõe. Mas, já com metade do pé totalmente inserido na casa dos vinte anos, começo a ter mais realidade do que fantasia em minhas idéias.
Portanto, o compromisso existe e deve existir, mas não deve ser tão preterido a ponto de esquecer o que carregamos em nossos corações. O compromisso serve para uma população carente como nós somos, em que receber um feliz aniversário, pedir a benção aos parentes mais velhos, cumprimentar a todos q conhecemos, e outros mais, significa dizer a eles q eles existem pra vc, q vc importa com eles, ou que não importa tanto assim. Afinal, não somos seres plenos e necessitamos do outro. Necessitamos, porém, não apenas receber e observar o compromisso do outro, como também ofertá-lo àqueles que de algum modo estão ligados a nós. Agora, se por acaso alguém q vc goste ignorar o compromisso ou simplesmente esquecê-los por um bom tempo vc deve validar mais o coração e completar a música: "... e já q não me entendes, não me julgues, não me tentes...".

2 comentários:

Unknown disse...

O compromisso "vem de berço", nem todos têm! Já o coração... (melhor deixar a incógnita das seguintes reticências)

René Rizzi disse...

somos completamente necessitados, nosso compromisso com a falta...